Actividade

A Casa Agrícola prima pela conjugação da tradição com a inovação tecnológica na própria exploração, agindo com consciência, tanto na produção como com os seus resíduos, sendo de salientar a existência de charcas impermeabilizantes para armazenamento e gestão dos resíduos líquidos do lagar, bem como um sistema de evaporação (evaporador de placas), não poluindo o ambiente e protegendo os lençóis de água existentes.

A Casa Agrícola Valbom produz; azeite, azeitona de conserva, amêndoa, uva de mesa, batata, marmelo, pêra, maçã, cereal, tudo em modo de produção biológico. Como auxílio animal conta com um rebanho de ovelhas Churra Terra Quente, uma manada de vacas Maronesas sendo raças autóctones que devido à sua rusticidade estão bem adaptadas às condições agrestes da Terra Quente, zona onde está inserida a exploração agrícola. Tem ainda cavalos, que juntamente com as ovelhas e vacas, ajudam a controlar as infestantes, estrumar, evitar mobilizações do solo, melhorar a estrutura dos solos, e manter o equilíbrio entre a vegetação espontânea e pastagens. São um recurso fundamental para as boas práticas agrícolas no modo de produção Biológico.

Ao longo do ano os amanhos culturais (lavouras, incorporações de adubos orgânicos, podas e colheita) são realizados com muita precisão e cuidados. A colheita da azeitona para azeite decorre num período alargado, indo desde Novembro a inicio de Janeiro, pois as diferentes variedades assim o obrigam, devido aos diferentes estados de maturação e à capacidade de apanha, que devido às diferentes características de terreno e elevada rusticidade de alguns olivais, somos obrigados a recorrer a diferentes métodos de apanha, conjugando maquinaria e trabalho manual, de forma a obter as melhores condições de colheita desta matéria-prima.

A Casa Agrícola actualmente explora as seguintes culturas:
Olival em produção para obtenção de azeite – 200ha
Olival em produção de azeitona em conserva – 48ha
Vinha em produção de uva de mesa – 3ha
Amendoal – 30ha
Produção hortícola – 10ha
Floresta – 125ha
Pastagem e lameiros – 30ha
Culturas cerealíferas – 10ha
Pousios – 40ha