Animais

 

A Casa Agrícola Possui ainda um rebanho de Ovinos Churra Terra Quente com cerca de 300 cabeças, 20 vitelas de raça Maronesa que são explorados em modo de Produção Biológica e na vertente carne.

Este rebanho é essencial, pois ajuda no controlo de infestantes nas diversas culturas, bem como fornecedor de estrume, que sendo misturado com outros subprodutos (folha de oliveira, engaço de uva, palha e bagaço de azeitona) e regado com águas ruças provenientes do lagar, procedendo assim à compostagem da mesma e que é utilizada na fertilização dos solos da exploração agrícola.

O excesso de água ruça que fica armazenada, passa por um evaporador, diminuindo assim substancialmente o volume das mesmas, sendo o restante aplicado na compostagem.

De momento instalou-se no olival adulto tradicional, pastagens de sequeiro de forma melhorar a alimentação dos animais, melhoria da estrutura do solo, fertilização do mesmo, incorporação de azoto pelas leguminosas presentes na pastagem, bem como na luta contra a erosão do solo.